O famoso rolinho a cada dia vem ganhando mais espaço e sendo mais utilizado em clinicas, clubes e academias. A auto liberação miofascial (ALMF) tem como objetivo a “soltura” muscular ajudando na qualidade muscular e na liberações de tensões miofasciais.
Natalia Bitterncourt em seu estudo utilizando algumas revisões sistemáticas encontrou os seguintes efeitos:
- Aumento de flexibilidade (10 graus de ganho por até 10 min). Sem redução do desempenho esportivo;
- Redução da dor muscular tardia, após sessão intensa de exercícios;
- Sessões curtas de auto liberação miofascial antes da atividade física não afetam a função muscular. Mas de acordo com alguns fisioterapeutas é utilizado com intuito de pré ativação como parte do aquecimento para jogos e treinos. Porém, eles deixam claro a necessidade do uso da ALMF em conjunto com a movimentação mais dinâmica e específica de cada modalidade esportiva.
PARÂMETROS DE USO: 1 sessão de 30 segundos a 1 minuto em cada grupo muscular alvo (rolo ou pvc) ou 2 minutos com rolo de massagem.
É normal doer quando fazemos a auto liberação miofascial? – Quando me perguntam eu respondo sinceramente que SIM! Mas explico que a liberação é uma “dor boa”, pois esta efetivamente liberando a fáscia dos pontos de tensão, estimulando a circulação local e aumento de óxido nítrico (vasodilatador) e mediadores inflamatórios.
O mais interessante é que diversos esportistas que apresentam dores persistentes e sem diagnóstico informado pelo médico, na sua grande maioria, além de disfunções nas articulações, o que mais aparecem são restrições de movimento por problemas na fáscia.
Independente do esporte ou atividade física que você pratique, crie o hábito de ofertar o máximo de conforto e segurança, deixando os músculos sempre livres de impedimentos ou dores, através da auto liberação, seja com a mão, seja com uma bolinha de tênis ou rolos específicos. O que importa é proteger-se sempre e se afastar das possibilidades de lesões.